Os recém-chegados à assessoria de imprensa e aqueles profissionais calejados que acham seus textos o máximo, mas nunca mais os viram publicados, devem ter atenção a algumas dicas importantes para deixar os releases mais atrativos. Lá vão algumas sugestões colegas...
1 - Crie um título chamativo e interessante, que motive o jornalista à leitura.
2 - É bom quando a notícia tem um subtítulo para explicar o título.
3 - O texto deve ter poucos adjetivos. Isso porque ele deve ser JORNALÍSTICO, e não PROPAGANDÍSTICO. rsrsrs
4 - A linguagem deve ser informativa, sem perder a objetividade. Não adianta querer falar demais e ser redundante né gente!
5 - Procure substitur termos mais técnicos por expressões mais coloquiais. Mas cuidado para não falar asneira!
6 - Construa parágrafos curtos, intercalando com intertítulos, caso o assunto mereça um tratamento mais longo e detalhado. Ninguém merece texto com períodos longos e sem pontuação adequada.
7 - Utilize-se de depoimentos para valorizar o conteúdo e identifique as fontes com nome, cargo, empresa ou órgão governamental. Mas aqueles que valorizem o texto... evitem os bobós.
8 - Enriqueça o texto com o máximo possível de dados confiáveis, como números, informações de pesquisa, gráficos, mapas, etc.
9 - Fotos devem ter legendas e identificadas, no mínimo, com nome e data; Lembrem-se: ninguém é advinho.
10 - No final do release deve constar a fonte responsável por aquelas informações: nome da empresa, jornalista responsável, endereços e telefones. Não esqueça de colocar as datas.
Seguindo estas dicas, duvido que seu release vá pro lixo de novo!
(Veja crônica sobre o assunto neste blog - Minha pauta foi para o lixo!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário