quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os desafios do assessor de imprensa para uma campanha política


Para a realização de um bom assessoramento do político é necessário que o profissional de comunicação forneça análise, interpretações e perfis ambientais, a partir da leitura da mídia. Não se deve esquecer que lidar com atores políticos nem sempre é como planejar a ação de um produto, algumas atitudes do marketing político precisam ser adaptadas por especialmente lidar com atitudes e comportamentos.
O político munido de informações de como a imprensa está lhe enxergando contribui para que suas ações em público não caminhem para posição contrária ao que está acontecendo nas manchetes, exceto quando há a necessidade de reverter alguma situação negativa.

Assessorar o ator político na estruturação, montagem e idealização de textos, entrevistas e artigos para os meios de comunicação. Mesmo que o político já conheça os veículos e transite bem neles, é aconselhável o monitoramento nas suas atitudes, visando combater qualquer situação inesperada.

A assessoria de imprensa tem a função de divulgar informações previamente selecionadas de interesse do político, levando em consideração as vertentes de espaço/tempo, distribuindo para os meios de comunicação internos e externos.

Considera-se também função da assessoria o acompanhamento do político nas entrevistas e debates com demais atores sociais. Acompanhar na preparação de papers, documentos, discursos, palestras e conferências para o político. Caso acontece algum boato negativo ou acontecimento real, cabe a assessoria separar imediatamente documentos e argumentos que contribuam no combate as acusações. Toda assessoria deve se preparar para esse fortuito, independente das ações dos respectivos clientes.

Um grande problema nas corporações também acontece no ambiente público, muitos somente se preocupam em organizar documentos e informações em momentos de crise, nesse caso, pode ser que não haja tempo hábil para reverter situações.

A assessoria de imprensa deve promover relações cordiais com os meios de comunicação e seus diretores e editores e propiciar condições para o bom desempenho das funções jornalísticas. Deve também organizar a demanda de solicitações e contatos com o político, como recebimento de e-mails, cartas, provenientes de seções dos veículos de comunicação envolvidos na rede de contatos.
Com relação aos itens que devem ser produzidos, a assessoria de imprensa tem como função principal, o desenvolvimento de:

A. Assessoria ao político e contatos com a imprensa - O político deve ser orientado sobre as estratégias utilizadas pelos jornalistas no momento da entrevista, deve estar apto a responder o necessário e não responder a provocações e situações de desconforto;

B. Produção de releases e informes oficiais e comunicados - A assessoria de imprensa deve produzir releases de acordo com a pré-pauta e textos oficiais extremamente sucintos e sintéticos, apenas em momentos estratégicos;

C. Produção de papers e acompanhamento nos roteiros de entrevistas - Os papers devem ser produzidos para apresentar a rede de contatos com os veículos projetos e situações positivas do político. Com relação às entrevistas, é sugerido que além da pauta, o ator político deva ser acompanhado pela sua assessoria para evitar desconfortos;
D. Artigos e análises escritas - É a função da assessoria escrever textos consistentes e com credibilidade técnicas e intelectual para os veículos, permitindo a construção de uma imagem participativa do político em diversos temas da sociedade.

Algumas características permitem que o assessor consiga desempenhar as funções acima, um fator fundamental é do assessor ter boa memória, inteligente e hábil com as soluções, deve estar interado sobre as questões políticas da região e fora dela, inclusive aspectos internacionais, deve trabalhar integrado com a equipe de marketing político e consultoria política para que o discurso harmonize com as ações.

O assessor de imprensa não é obrigado a conhecer todas as técnicas dos veículos de comunicação, e para que o político não se apresente ignorando estas técnicas, é que existem
atualmente os cursos de Mídia Training, que oferecem um treinamento capaz de capacitar qualquer político a ter uma performance ao menos razoável perante os veículos de comunicação.

Fonte: Roberto Gondo Macedo - Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo .

Carlos Manhanelli -
Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. 

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