sexta-feira, 4 de maio de 2012

O GUARANÁ KUAT NAS REDES SOCIAIS ONLINE


À medida que a internet se tornou uma ferramenta profissional indispensável, a publicidade passou a utilizá-la para atrair potenciais consumidores conectados com o mundo digital. O sucesso do novo meio de comunicação foi tão grande que em quatro anos, atingiu mais de 50 milhões de usuários no mundo inteiro. (CAIÇARA Jr. e PARIS, 2007, p 132). Hoje, este número já ultrapassa 1,6 bilhão de conectados.

Com a internet surgiu a necessidade de ampliar as formas de atrair o público, até então focadas nas campanhas publicitárias veiculadas nas mídias tradicionais como o rádio, a televisão, jornal ou revista impressa. Os avanços tecnológicos permitiram maior interação social e influenciaram inúmeros comportamentos, inclusive o consumo de mídia e os hábitos de compra (COUTINHO, 2009, P. 48), passando a ser utilizada para os negócios corporativos.


Do ponto de vista do marketing, para uma empresa obter o sucesso almejado no mundo digital é primordial que a marca tenha a cara do público alvo e seja associada ao produto de consumo. Esta “marca”, de acordo com Coutinho (2009, p. 50), é na sua essência uma informação sobre um produto (e/ou quem o consome), e ela deve está sempre associada com determinado “conteúdo” que pode ser digitalizado.
Como enfatiza Coutinho (2009, p. 51):

Na medida que uma marca souber se posicionar nesse processo, sua relevância e seus lucros não dependerão apenas do alcance, frequencia e lembrança das campanhas publicitárias nos meios tradicionais, mas fundamentalmente da sua capacidade em aumentar o capital social dos seus consumidores, em um ambiente midiático cada vez mais importante no mercado de consumo global.

Partindo deste pressuposto, que este ensaio se propõe a analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo Guaraná Kuat nas redes sociais online conseguem atingir e atrair o público almejado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário